Galícia, Espanha

Outubro/2017

Nossa primeira parada, saindo de La Rochelle, foi na região da Galícia, na Espanha. Velejamos por 2 dias, fazendo um trajeto, passando pelo golfo de Biscaia até chegar na pequena cidade de Ribadeo. O mar estava bem tranquilo, e o vento não estava dos melhores, mas isso foi bom para a primeira "longa navegada" do Beluga, e da Kira.

Ribadeo é uma cidade bem pequena. Chegamos de madrugada, e no dia seguinte era dia de mercado local, que (pelo visto) é a principal atração da cidade. E encher o beluga de ingredientes locais de cada país é um de nossos grandes prazeres.

Ficamos alí cerca de 3 dias e seguimos para A Coruña. 

Já uma cidade bem maior, com um numero grande de turistas que circulam por la. talvez a mais importante da região da galícia. a arquitetura é bem marcante, com casas grandes e praças bem bonitas.

 

Tem uma vida bohemia mais agitada com inúmeros bares típicos com muito "jamon iberico", "pantumaca" e "Caña".

Nossa passagem por aqui foi bem rapida, pois um mal tempo se aproximava e queriamos passar logo pelo Finisterre (nessa região o mar fica bem agitado). E assim que chegassemos em Portugal começariamos com um vento de popa e uma velejada mais tranquila. 

então fomos para Baiona, que é Vizinho de Portugal. Inclusive sentimos um espanhol bem parecido com portugues por aqui.

Baiona é bem pequena, mas muito bacaninha. Com restaurantes gostosos, lojas arrumadas, lindas construções, e um povo bem amável.

O que mais gostamos aqui foi o castelo de Monterreal, construído no século XII, e saber que Baiona foi o primeiro porto a saber que a Espanha havia descoberto a america em 1493. 

A saída daqui foi bem conturbada, já que tivemos que passar uma bela arrebentação, e mesmo saindo pra alto mar tinhamos ondulação de 4 a 5 metros. 

A idéia era ir para o Porto mas a entrada estava interditada por conta do Swell. Então seguimos velejando mais um dia até chegar em Cascais.