Porto Rico e as ilhas espanholas

Maio 2019

Um pouco ao leste das ilhas Americanas, encontram-se as ilhas espanholas, que pertencem a Porto Rico.

Porto Rico é uma ilha relativamente grande, perto das demais do Caribe, e foi colonizada pelos espanhóis, além de ser um território estratégico para a exploração de outras ilhas e da America central.

Mas em 1898, durante a Guerra Hispano-Americana, Puerto Rico foi invadido e posteriormente se tornou uma possessão dos Estados Unidos. 

Hoje nota-se uma cultura bem misturada, Pois a lingua mais falada é o Espanhol, a capital que é San Juan, parece mais uma cidade da Galicia, e no entanto os comércios são norte americanos e todos sabem falar inglês.

Navegando das ilhas americanas até as espanholas, descobrimos uma ilha que se chama Culebrita, sem duvidas uma das ancoragens mais lindas que já estivemos! com uma agua deliciosa, e como era dia de semana, a praia era só nossa e da Kira. trata-se de uma ilha bem pequena!! mas muito especial! 

Ao lado fica a ilha de Culebra. Um pouco maior, e um lugar que nos divertimos muito explorando. Alugamos uma especie de carro de golf a gasolina e rodamos por toda a parte. Escolhemos a praia do "Flamenco" para chamar de favorita por aqui! realmente muito bonita e alegre.

Tivemos a sorte de usufruir de dias lindos de velejo. Na verdade o mar estava tão calmo e o vento tão fraco, que tivemos que ir no motor algumas vezes.

A Gravidez estava progredindo, chegando perto dos 3 meses. E então decidimos fazer uma breve visita ao Brasil, de uma semana, para fazer alguns exames. 

No nosso retorno, o Felipe, irmão da Dea, veio nos visitar, surfar um pouco, e ajudar a levar o Beluga bem ao sul do Caribe, para as ilhas Holandesas.

Em Porto Rico, na ilha principal, tivemos que ficar em uma marina, que por sinal era bem bacana! não costumamos ficar em marinas por conta de um gasto alto, da falta de privacidade, e por não ter como pular no mar todos os dias. Mas aqui era necessário por falta de opção de ancoragem, além da nossa ida ao Brasil... Mas até que gostamos bastante de ter um descanso e usufruir do conforto e da infraestrutura. 

Gostamos bastante de conhecer este País, ou Estado americano... Foi uma experiencia bem diferente das outras ilhas que conhecemos pelo Caribe até agora. Uma sensação de estar em cidade grande, ir em restaurantes gostosos, conhecer locais históricos, fazer trilhas numa mata exuberante, dirigir um pouco, explorando varias praias... Além do surfe que conquistou bastante os tripulantes.

..

.